Como tudo começou...
A ideia de criar o blog veio em um momento muito difícil da minha vida. Acabara de passar por uma grande decepção e me encontrava muito, mas MUITO triste. Decidi tirar proveito da situação, e consegui! Ou seja, toda situação por mais difícil que seja, pode também ter pontos positivos. É tudo uma questão de perspectiva.
Sou jornalista, amo escrever, mas desde 2002 não escrevia para outras pessoas que não aquelas que me são muito próximas.
17 anos! Os mesmos 17 anos que se passaram desde que eu deixei o Brasil (e olha que quando vim embora eu dizia que seria no máximo por dois anos).
E de repente, aqui estou eu ecrevendo novamente! Quanta alegria! E quanta responsabilidade! As pessoas que me conhecem sabem do meu compromisso com a realidade e com a VIDA REAL!
Sou uma pessoa de natureza otimista e alegre, puxei da minha amada e saudosa mãe. Ela me ensinou muitas coisas na vida, mas, o que mais me marcou foi a sua capacidade de perdoar e de amar as pessoas por inteiro. Tento praticar esse amor desde muito cedo. A minha vinda para o exterior me confortou sobre estar fazendo o que realmente combina comigo. Conversar, trocar ideias, princípios e assim, ir me construindo pouco a pouco.
Os expatriados bem sabem o longo aprendizado que a vida longe da nossa zona de conforto nos traz. Não é fácil todos os dias. Nem sei dizer quantas vezes pensei em jogar tudo para o alto e voltar pra casa, para o colo da minha mãe. Porém, não o fiz. Desde muito jovem trago dentro de mim uma convicção enorme de que sou capaz de enfrentar e vencer todos os obstáculos que a vida coloca no meu caminho, portanto desistir nunca foi uma opção. Houve muito, MUITO choro. Choro de saudades, choro de arrependimento, choro de raiva, mas nem todas as lágrimas que derramei me fizeram desacreditar dos meus sonhos. Mantenho a garra e a coragme que vi em minha mãe durante toda a minha infância e juventude. Não foi fácil pra ela também, e no entanto ela continuava a manter seu mais belo sorriso. Acho que aprendi.
"Nossas dúvidas são traidoras e nos privam do que muitas vezes podemos ganhar de bom, porque temos medo de tentar."
William Shakespeare
Ainda hoje estou aqui. Cheguei em Genebra dia 01/09/2002. Hoje, dia 31/01/2020, voltar ao Brasil não faz mais parte dos meus planos. Hoje minha vida é aqui, e por opção.
Em 2004 conheci o Stéphane. O Stéphane é o suíço colombiano mais brasileiro que eu já conheci. Três anos após nosso encontro, de namorado ele passou a ser meu marido.
Em 2007 descobri que estava grávida da Gabi. Foi um BAITA susto. Namorava há dois anos o pai dela, mas nem no meu mais longínquo pensamento imaginava ter filhos naquele momento. Além de ainda não estar em situação regular, eu não me sentia pronta para ser responsável por outra vida, mas acolhi esta notícia, ou melhor, acolhemos esta notícia com muita alegria e amor, e desde então a Gabi é uma das nossas maiores alegrias.
Não foi fácil. Mas eu sempre me mantive firme nos meus propósitos e com a certeza de que, apesar das dificuldades, eu estava no local certo e na hora certa. Então com o tempo fui me adaptando à minha nova realidade, descobrindo e usufruindo tudo o que este país poderia me oferecer naquele momento. Montei uma rede de apoio e fui aprendendo a ser mãe, mulher, dona de casa e profissional, tudo ao mesmo tempo. Entendi que tempos ruins existirão em qualquer lugar do mundo, seja no Brasil, na Suíça ou em Marte, e que o importante mesmo é a maneira como encaramos estas situações e as lições que tiramos.
Aprendi a ver o lado bom de TODAS as ocasiões. Aprendi a amar e a valorizar minha família como nunca antes, e então, a partir daí, eu comecei a desfrutar da minha vida de expatriada plenamente.
"Todos acontecimentos da nossa vida, surgem por um motivo específico,
e nós devemos nos servir" Anthony Robbins
Hoje, quando entro no meu túnel do tempo percebo quanta coisa aconteceu. Vejo o quanto aprendi, amadureci, e como as experiências da vida no exterior são diferente e únicas a cada um de nós. Não temos que comparar nossa experiência com a dos outros, pois cada um de nós vive e vê o mundo de acordo com próprias experiências. Acredito que estamos nesse mundo para SOMAR, e foi por isso que decidi criar esse blog, para dividir com vocês um pouco das minhas experiências e sobretudo ser reconforto para aqueles que passam por momentos de dúvidas nessa louca jornada que é a vida de expatriado!
Espero que muito do que eu disser aqui possa agregar algo positivo na vida de vocês. Espero trazer um olhar diferente sobre a vida no exterior e ao mesmo tempo trazer informações úteis para as pesoas que estão querendo deixar o Brasil e que às vezes têm inúmeras dúvidas em relação à vida longe da nossa zona de conforto, e, ainda, sobre questões mais práticas e burocráticas do país.
Espero também trazer dicas de passeios fantásticos para quem vier turistar neste lindo país, que passei a amar como minha casa. Enfim, teremos muito que conversar ao longo dos meus textos, e me coloco à disposição para abordar temas escolhidos por vocês! Fiquem à vontade, afinal, este espaço é nosso né?!
Beijos, Cris!
Kommentare